“LENDO E RELENDO O LIDO”
JOHACIA COSTA DE OLIVEIRA
Paulo Freire em diversos de seus textos vai ensinar pra gente que a educação é complexa e totalmente fora de um estereótipo. É preciso saber educar, sobretudo o educador, ou o processo educacional se tornará uma rotina mecanicista.
Segundo o texto “Ensinar, aprender. Leitura de mundo, leitura da palavra. Paulo Freire”, ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa em torno da compreensão e da comunicação(sic), ou seja, a educação tanto para o mundo, quanto para a palavra não deve ser uma “prescrição robótica”, ela deve vir de um modo abrangente, exploratório e edificante.
Assim como não existe ensinar sem aprender, também não pode existir leitura da palavra sem leitura de mundo. É como repensar o pensado e então absorver as possíveis dúvidas e soluções.
Ler é um caminho árduo, exigente, mais sem dúvida gratificante, já que a forma como lemos e pensamos o mundo é que faz a diferença na nossa concepção de felicidade. É preciso ressaltar que leitura é bem mais do que decodificar palavras, é entender o mundo que nos engloba e as coisas que nos envolvem, sobretudo a realidade objetiva, a forma como as coisas acontece sem suas máscaras.
Fica evidente então que a leitura tem um grande poder de transformação sobre nós, porém vale lembrar que ela só será proveitosa se o mundo for lido antes, e posteriormente a palavra, haja uma retomada da leitura de mundo, agora ainda mais intensa, fazendo uso da bagagem adquirida.
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